Bispos

Sobre

Fundador do Seminário de São Pedro em 1919

(*Propriá/SE, 8 de outubro de 1884 — +Belo Horizonte/MG, 15 de novembro de 1967).

Foi o segundo bispo de Natal, o primeiro bispo e o primeiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. Foi agraciado com o título de Conde Romano, em 18 de outubro de 1932, pelo Papa Pio XI.

Dom Cabral iniciou seus estudos em Propriá, depois foi para a cidade de Penedo/AL e, mais tarde, matriculou-se no Seminário de Santa Teresa, em Salvador/BA. Sua ordenação sacerdotal deu-se em 01 de novembro de 1907. Regressou a Propriá, onde ficou como coadjutor do cônego Rosa. Permaneceu nesse posto de 1907 a 1912. Foi promovido a pároco em 5 de março de 1912, onde ficou até abril de 1918.

Em reconhecimento ao seu excelente trabalho, Dom Cabral foi nomeado cônego capitular da Sé de Aracaju e recebeu do Papa em janeiro de 1914 o título de monsenhor. Daí a pouco seu nome seria lembrado para bispo. Para surpresa de muitos, Dom Cabral rejeitou duas vezes, em abril de 1916 e, depois, em junho de 1917, sua indicação para bispo de Natal. Mas a obediência à voz da Igreja falou mais alto e, em 01 de outubro de 1917, foi publicada a bula do Sumo Pontífice Bento XV que o nomeou bispo de Natal.

A Sagração de Dom Cabral se deu na Catedral Metropolitana, em 14 de abril de 1918. Incansável, ele criou dezenas de instituições católicas na capital do Rio Grande do Norte. Chegou a ordenar oito sacerdotes e tinha iniciado a construção do Seminário e da nova catedral quando foi surpreendido pelo ato da Santa Sé que o transferiu para a diocese de Belo Horizonte. Sua chegada à capital mineira aconteceu em 30 de abril de 1922. A posse de Dom Cabral como bispo aconteceu no dia 30 de abril de 1922.

Governo Pastoral: realização da semana da Imprensa e fundação do jornal Católico “Diário de Natal”; criação da Caixa Rural e Operária de Natal; fundou o colégio Santa Terezinha, em Caicó, e do colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Açu, confiando-os à congregação das Filhas do Amor; visitas pastorais em todas as paróquias; criou a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mossoró; ordenou seis padres. Homem de letras e grande orador, pronunciava conferências e sermões quaresmais na Catedral.
Em 1957 começou a ter problemas de saúde e morreu em 1967, aos 83 anos de idade. Foi sepultado na Catedral de Niterói/RJ.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

Dom Antônio dos Santos Cabral

Dom Antônio dos Santos Cabral

Em 1917

Desenvolvido por Mix Internet