Carta Circular/Normativa Nº 02/2021-Reitoria

Alteração de datas e outras orientações

Natal/RN, 03 de maio de 2021

À Comunidade do Seminário de São Pedro,

Após reunião da Direção do Seminário, realizada no dia 21 de janeiro do corrente ano e em consonância com o Senhor Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, a Direção do Seminário de São Pedro decidiu implementar o plano de retorno das atividades acadêmicas da Instituição e, avaliadas as circunstâncias atuais, dos seminaristas.

O início do Ano Letivo, ocorreu no dia 23 de fevereiro com as aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e se estenderá nessa modalidade, independente do retorno dos alunos, até que a Direção determine o contrário. O AVA permanecerá como plataforma de auxílio acadêmico e para outras atividades congêneres, e o Sistema de notas também poderá ser acessado pelo aluno.

Cientes das orientações das autoridades enquanto perdurar a Pandemia, segue o Plano de retorno e protocolos de segurança, os quais poderão, eventualmente, sofrer alterações.

1 – Plano de retorno dos seminaristas:

10 de maio – alunos do primeiro ano do curso Propedêutico e do terceiro de Teologia membros da Pastoral Vocacional, dois componentes da equipe da Mordomia e um membro das equipes de Secretaria, Liturgia e Biblioteca;

17 de maio – demais alunos do curso de Filosofia e de Teologia

- Todas as equipes do Seminário de São Pedro permanecem com os seus respectivos membros até o final do semestre, com inclusão de novos para adequação aos trabalhos.

2 - Protocolos de segurança:

- uso de máscara: as máscaras devem ser utilizadas por todos os residentes, funcionários, prestadores de serviços nos locais de circulação, em todos os ambientes, sendo retirada apenas na hora da refeição. Devem ser trocadas com frequência e são indispensáveis em qualquer atividade externa, e fora do quarto ou dormitório;

- higienização: limpeza dos principais acessos por onde há maior fluxo de pessoas e dos diversos ambientes onde ocorrerem atividades; higienização das mãos sempre que se manusearem utensílios pessoais e comuns, bem como alimentos; uso do álcool em gel antes do ingresso em todos os ambientes; nas salas de aulas (mesmo on-line) o bedel será responsável por manter abastecido o recipiente de álcool que ficará disponível para todos; nos demais locais, o responsável pelas diversas equipes;

- especialmente nos ambientes abaixo, sejam observadas as seguintes orientações:

capela: três pessoas por banco; distanciamento entre os membros da equipe de cânticos; a máscara retirada apenas no momento da comunhão eucarística; refeitório: atenção ao distanciamento no self-service e à disposição das cadeiras que será estabelecida para cada mesa; ao terminar a sua refeição, cada seminarista deverá recolocar a máscara, levantar-se e levar os utensílios utilizados à cozinha; cozinha: as equipes de trabalho mantenham o distanciamento necessário e a higienização do local, permanecendo somente os escalados no horário das funções e o responsável do dia da escala da mordomia enquanto houver necessidade; após a oração da noite, não será permitida a permanência no referido local; quartos ou dormitórios: apenas os ocupantes podem ter acesso; espaços amplos e abertos: preferencialmente utilizados para interação.

3 – Outras orientações:

1. encontros com grupos e saídas: ficam suspensos os encontros com grupos, dentro e fora do Seminário, até que se determine o contrário, os quais poderão ser realizados na modalidade virtual; do mesmo modo, as saídas à noite estão suspensas, a não ser em caso de extrema necessidade; para as questões pessoais será definido um dia (as) e turno durante a semana; apenas quando houver condições satisfatórias serão retomadas as atividades pastorais nas comunidades;

2. mantêm-se as orientações emanadas no dia 19 de março de 2020, as quais suspendiam:

2.1.  os encontros vocacionais presenciais;

2.2. os agendamentos de encontros com público externo no Salão de Eventos do Seminário ou em outras dependências;

2.3. o tradicional evento público encerrando o mês mariano;

visitas: apenas em caso de necessidade para que todos sejam motivados a, reciprocamente, cumprirem as normas do distanciamento social. Nesse sentido, devido ao pouco espaço e à necessidade do mínimo de distanciamento, os ambientes da Capela e do refeitório estarão restritos aos residentes até o final do semestre. Qualquer evento celebrativo de maior relevância será transmitido pelas redes sociais do Seminário de São Pedro.

Invocando a intercessão de Nossa Senhora da Apresentação, de São José, de São Pedro e dos Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros, rogamos a Deus saúde e paz para todos.

Pe. José Valquimar N. do Nascimento
Reitor

Pe. Roberlan Roberto de Oliveira Gomes
Vice-reitor

Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz
Diretor de Formação Espiritual                                                                                                                                       

Pe. Paulo Henrique da Silva
Diretor de Formação Acadêmica

Desenvolvido por Mix Internet